sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Salvar a vida selvagem e garantir a bio-diversidade

Caros amigos:
Não tem sido poucas vezes que tenho incitado à defesa do planeta no que concerne a medidas que previnam as alterações climáticas. Infelizmente essas não são as únicas consequências da pegada evolutiva da espécie humana. Essa evolução tem tido um percurso devastador qual buldozer que abre estradas através de uma floresta levando tudo pela frente e poupando nada.

Por esse motivo há cada vez mais vozes a levantarem-se contra esta forma de evolução, que mais se parece com uma "de-evolução": a perda de contacto com a mãe Terra e com o ambiente que nos suporta e acarinha está a provocar perdas irrecuperáveis de qualidade de vida mental e física.

Desta feita venho pedir-lhes que ajam em nome da bio-diversidade, protegendo a vida selvagem, melhor ainda, protegendo a vida, dádiva tão preciosa que desvalorizamos diariamente sem nunca olhar para trás.

Neste site http://e-activist.com/ea-campaign/clientcampaign.do?ea.client.id=105&ea.campaign.id=5278 podem enviar uma mensagem às entidades competentes portuguesas que irão estar presentes em Março próximo na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies em Perigo de Fauna e Flora Selvagens ( Convention on International Trade of Endengered Species of Wild Fauna and Flora - CITES) no sentido de lhes transmitir a nossa preocupação com os destinos das espécies em perigo de extinção e das que para lá caminham e solicitar que, nas votações das propostas que irão estar sobre a mesa, o sentido de voto seja no direccionado para o aumento da protecção e nunca em direcção oposta.

É hora de agir. Amanhã será um pouco tarde, não vos parece?

É preferível que o texto seja em lingua portuguesa, por isso aqui vai um texto que proponho o qual devem personalizar e acrescentar qualquer coisa que reflita as vossa preocupações pessoais:

Assunto:
Por favor vote pela ampliação da protecção da vida selvagem!~

Texto:
Escrevo-lhe o presente para lhe transmitir a minha preocupação pela biodiversidade no nosso planeta que está já bastante debilitada. Como o Sr.sabe dela depende o nosso futuro e sobrevivência no planeta Terra. Mais, o fomento da caça e comércio de animais e seus derivados é um atentado à vida. Esta é um bem precioso, uma dádiva que o Sr. deve compreender muito bem quão preciosa é. Por isso pretendo sensibilizá-lo, em meu nome e em nome de 6 biliões de seres humanos que suporte as propostas que irão estar sobre a mesa na próxima Convenção (Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora - CITES) em Março de 2010 que propõem o aumento das medidas de protecção para espécies com maior vulnerabilisdade e que, da mesma forma se oponha aos que defendem a redução dessa protecção

Por favor:

- Oponha-se às propostas submetidas pela Tanzania e Zambia de transferência dos seus elefantes do apêndica I do CITES para o apêndice II, que lhes permitirá comercializar marfim. Suporte a proposta de 6 paízes africanos que suportam uma moratória de 20 anos no comércio de marfim;

- Suporte a proposta dos E.U.A. de transferência dos ursos polares do apêndice II para o apêndice I;

- Suporte a proposta das Honduras e México para a adição das rãs das árvores da América Central para o apêndice II;

- Oponha-se à proposta dos E.U.A. de remoção da protecção CITES para os linces norte-americanos (bobcat);

- Suporte a proposta dos E.U.A. e Palau para adicionar os tubarões de ponta branca oceânicos, três tipos de cabeça-de-martelo e tubarões de águas pouco profundas ao apêndice II;.

Com a vida selvagem já a enfrentar grandes ameaças causadas por alterações climáticas e perdas de habitat, os paízes devem empreender acções que garantam que as espécies recebam protecção adequada ao comercio internacional de forma a prevenir o seu futuro declínio e extinção.

Agradeço em antecipação o tempo que dispendeu a ler as nossa preocupações. Das nossas acções e decisões políticas de hoje depende o futuro do planeta e de todas as formas de vida nele existentes, incluindo a nossa. Por isso, é tempo de olhar em frente e deixar de decidir para o imediato a favor de alguns que lucram milhões à custa de vidas! No século XXI, o próprio conceito de tirar uma vida já devia ter sido banido dos nossos conceitos existênciais, pois cada vida é preciosa e ninguém tem o direito de a tirar!

Que possamos todos viver em paz com a nossa consciência sabendo que fizemos o que nos foi possível!

Obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário